Joaozinho

Durante este ano, abraçamos um projecto em particular, que nos foi dado a conhecer pela Ana e nos entusiasmou bastante. De entre as várias ideias para contribuirmos, algumas foram colocadas de parte por não serem viáveis de utilizar no local a que se destinam, pelo que avançamos com um quadro para alegrar o espaço da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de São João e fazer sorrir as crianças que adoram a mascote da Pediatria deste Hospital: o Joaozinho!

Como este é um grupo de apaixonadas por ponto-de-cruz, a primeira tarefa foi converter uma imagem da mascote em gráfico para bordar. Depois dividimos o desenho em partes, de modo a que cada participante bordasse uma área. Acrescentamos uma cercadura, com os nomes e locais de cada uma, como se tratasse de um visto na sua viagem pelo país e um beijo de cada uma de nós. E como viajou este menino! De Norte a Sul, passando pelas ilhas, percorreu todo país até estar completo, colorido, divertido e carregadinho de ternura e amor...

No dia 21 deste mês levamos o Joãozinho à sua nova casa. A recepção não podia ser melhor, quer por parte dos profissionais de saúde a quem entregamos o «nosso menino», quer pelo feedback das crianças que por ali estavam nessa altura. Reconheceram de imediato a imagem e sorriam, sorrisos abertos de quem vê um grande amigo e companheiro de lutas... foram risos e gargalhadas à mistura, olhares de ternura dos pais presentes… Um misto de sentimentos… E lá ficou na sua casa, junto dos seus onde será certamente muito bem tratado e acarinhado.
Foram momentos únicos, lindos, de uma carga emocional muito grande mas muito boa, agradecemos assim os momentos proporcionados.
Participaram neste projecto 16 «salgadas», com o apoio incondicional de todos os membros do grupo, que por um motivo ou outro não puderam participar. Foram elas: Ana, Anabela, Bela, Carla G, Carla SB, Elsa, Madalena, Mª João, Marlene, Rosário, Sara, São, Sofia, Sónia, Ticha e Vera. No final o sr. Laranjeira ofereceu a moldura, a ele o nosso muito obrigada!

Entretanto tu também podes ajudar esta causa para tal terás apenas de aceder a http://www.joaozinho.pt/
Porque julgamos ser uma causa muito importante e na eventualidade de alguém a querer abraçar ou ainda usar a nível pessoal, decidiu-se partilhar publicamente os gráficos feitos.


A evolução do nosso «Joaozinho» ao longo deste ano:



Gráficos disponíveis:

Nome (100x30)
Barras de Toalhas, Batas
Face (50x50)
Bolsos, Mochilas, Porta-Documentos
Pequeno (100x60)
Lancheiras, Saquinhos, Quadros
Grande (200x120)
Quadros, Sacos, Mochilas