Projecto «Joaozinho» - 2011

Durante este ano, abraçamos um projecto em particular, que nos foi dado a conhecer pela Ana e nos entusiasmou bastante. De entre as várias ideias para contribuirmos, algumas foram colocadas de parte por não serem viáveis de utilizar no local a que se destinam, pelo que avançamos com um quadro para alegrar o espaço da Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de São João e fazer sorrir as crianças que adoram a mascote da Pediatria deste Hospital: o Joaozinho!

Como este é um grupo de apaixonadas por ponto-de-cruz, a primeira tarefa foi converter uma imagem da mascote em gráfico para bordar. Depois dividimos o desenho em partes, de modo a que cada participante bordasse uma área. Acrescentamos uma cercadura, com os nomes e locais de cada uma, como se tratasse de um visto na sua viagem pelo país e um beijo de cada uma de nós. E como viajou este menino! De Norte a Sul, passando pelas ilhas, percorreu todo país até estar completo, colorido, divertido e carregadinho de ternura e amor...

No dia 21 deste mês levamos o Joãozinho à sua nova casa. A recepção não podia ser melhor, quer por parte dos profissionais de saúde a quem entregamos o «nosso menino», quer pelo feedback das crianças que por ali estavam nessa altura. Reconheceram de imediato a imagem e sorriam, sorrisos abertos de quem vê um grande amigo e companheiro de lutas... foram risos e gargalhadas à mistura, olhares de ternura dos pais presentes… Um misto de sentimentos… E lá ficou na sua casa, junto dos seus onde será certamente muito bem tratado e acarinhado.

Foram momentos únicos, lindos, de uma carga emocional muito grande mas muito boa, agradecemos assim os momentos proporcionados.
Participaram neste projecto 16 «salgadas», com o apoio incondicional de todos os membros do grupo, que por um motivo ou outro não puderam participar. Foram elas: Ana, Anabela, Bela, Carla G, Carla SB, Elsa, Madalena, Mª João, Marlene, Rosário, Sara, São, Sofia, Sónia, Ticha e Vera. No final o sr. Laranjeira ofereceu a moldura, a ele o nosso muito obrigada!
A evolução do nosso «Joaozinho» ao longo deste ano:



Tu também podes ajudar esta causa para tal terás apenas de aceder a http://www.joaozinho.pt/
Porque julgamos ser uma causa muito importante e na eventualidade de alguém a querer abraçar ou ainda usar a nível pessoal, decidiu-se partilhar publicamente os gráficos feitos.

Gráficos disponíveis para download AQUI 

100x30
 Toalhas,
Batas

50x50
Bolsos, Mochilas,
Porta-Docs
60x100
Lancheiras, Saquinhos, Quadros
120x200
Quadros, Sacos, Mochilas

7 comentários:

  1. Ola amiga!!

    Posso copiar e partilhar no meu blog?

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo, fico feliz em saber que o Joaozinho ja se encontra no seu lugar..rsrsrs..

    Que Deus abençõe ricamente a cada menina que participou desse projeto e de cada uma tambem que acompanhou, ajudou de alguma forma e que apoiou o projeto.

    Bjs a todassssss


    Marcia

    ResponderEliminar
  3. :D Estamos todas de parabéns, conseguimos um resultado muito bonito!

    E claro que podem partilhar nos blogs de cada uma, é uma forma de divulgar!

    Bjks

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito tanto o quadro como a mensagem que deixas-te.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Viemos de coração repleto de alegria ao constatar que o nosso menino foi tão bem recebido.
    Foi um dia de muitas emoções, algumas contidas... e o mais importante de tudo e que mais valorizo são mesmo os afectos..
    A todos quantos integraram este processo, de uma forma ou de outra,só posso agradecer pois sem vcs nada teria sido possível.
    Às crianças, aos familiares e aos profissionais de saúde...jamais percam a fé e a esperança de que é possível vencer e recebam o maior sorriso do mundo.
    Às amigas deste grupinho, que o sol jamais deixe de brilhar nas vossas vidas...
    Beijinhos mts mts para todos

    ResponderEliminar
  6. Olá!!! Chamo-me Sandra e tenho vindo a acompanhar o vossso trabalho desde à alguns meses e quero desde já dar-vos os parabéns, pela iniciativa de fazerem o Joãozinho, de certeza que levaram alguns sorrisos a quem sofre tanto e muitas vezes sem compreender porquê... Quero comentar também o trabalho a que chamam "SAL 2010", que acho simplesmente fantástico e pelo qual me apaixonei à 1ª vista, por todos os motivos, mas tenho de salientar o facto de que se pode mudar a ordem pela qual se colocam as diversas partes, continuando o conjunto a fazer sentido. Assim, e como não encontrei os esquemas no vosso blog, decidi pôr mãos à obra e depois de imprimir algumas (O.K. ...muuuitas mesmo)fotos dos trabalhos realizados,consegui reproduzir à mão, os esquemas de 4 partes, mas ficou a faltar aquela que tem o gato a brincar com o novelo de lã... há uma postagem recente (1-11-2011) com a foto das 5 partes realizadas e estou aqui para perguntar se é possível postarem o esquema, ou mesmo uma foto com boa definição, que já me ajuda a reproduzir o esquema. Gostava mesmo muito de fazer o painel completo...nem que para isso tenha que queimar mais um pouco as pestanas a fazer o esquema com o gato... Desde já agradeço a atenção. Continuem com o bom trabalho!!! Beijinhos Sandra

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra!

    Agradeço em nome de todas os membros o elogio ao projecto.

    Quanto ao painel, para teres acesso aos gráficos podes te inscrever no grupo SAL e quando obtiveres um minimo exigido num ano (uma pequena parte definida) é-te dado acesso aos gráficos dos anos anteriores.

    Também podes adquirir os esquemas, para tal envia mail para: sal.csb@gmail.com de modo a obteres mais informações, ok?

    Bjks
    CarlaSB

    ResponderEliminar