Damos por concluído mais um Projeto Esperança.
Este ano contemplamos o Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, um estabelecimento prisional novo, construído de raiz, que permite adotar soluções que vão ao encontro das necessidades atuais do sistema prisional tais como celas para mães com crianças e creche.
Do empenho e interesse neste projecto solidário, saíram estes trabalhos elaborados de raiz por nós - SALgadas deste grupo.
As três participantes deste grupo (Madalena, Marlene e Xana) que foram ao EP entregar as nossas ofertas revelaram-nos as suas vivências e emoções e que aqui deixamos, como testemunho:
Foi muito gratificante levar estes miminhos às mães e crianças e receber os agradecimentos e sorrisos, daqueles que aprendem a viver com horizontes tão reduzidos.
A emoção que sentimos na entrega e no contato com as crianças e as mães, ainda hoje é difícil de transcrever em palavras. No primeiro contato que tivemos com as mães foi possível verificar que algumas estavam bastante apreensivas, por desconhecerem o motivo que as chamaram para ir à Creche. A Diretora explicou a razão da nossa presença e começamos a distribuir os nossos miminhos. A alegria estampada na cara da maioria das mães ao receber os miminhos personalizados, foi evidente. E os meninos mais velhos deliraram com os quadros dos Super Heróis com os seus nomes.
A nossa emoção aumentou ainda mais quando uma das mães pediu a palavra e nos fez um agradecimento. As suas palavras foram tão emotivas e cheias de sentimento que provocaram lágrimas nos nossos olhos.
É difícil para nós compreender a realidade que vivem diariamente e o que as levou àquela situação. Ainda mais quando percebemos que, em alguns casos, têm mais filhos cá fora, ou que algumas crianças têm pais, avós e demais família retida por diversos delitos. Mas é um facto, não fossem as grades, diríamos que aquela creche era uma creche completamente normal, igual às centenas espalhadas pelo nosso país, onde vimos crianças sorridentes e felizes, sinal de que são muito bem tratadas.
No momento dos agradecimentos por nos terem recebido tão bem, a Diretora disse que o nosso sorriso e olhar diziam tudo o que não conseguimos expressar em palavras e, mostraram-se disponíveis e interessadas para nos receber mais vezes.
Regressamos a casa com o coração quentinho e a certeza de que o nosso gesto levou um pouco de leveza e alegria a todos.
As representantes deste grupo foram muito bem recebidas pela Diretora do Estabelecimento Prisional (EP), Paula Leão e pela Carlota Castro. O Grupo SALgadeira agradece a vossa abertura para com este projecto e toda a vossa amabilidade e simpatia.
Do EP, o seu feedback:
Mensagem enviada a uma das salgadas que esteve presente na entrega:
Olá meninas generosas, partilho fotos dos mimos oferecidos com muito carinho às crianças e mães do EP Santa Cruz do Bispo Feminino.
Para a Rosinha, que foi a intermediária deste projecto:
Estou em falta consigo, Rosa, pois o tempo passou e eu sem lhe agradecer devidamente o seu carinhoso trabalho que nos tocou a todas. As meninas que vieram iam de coração cheio por ver a alegria dos meninos e das mães, num dia especial.
Muito obrigada pelo seu enorme coração que chegou ao norte.
Nós - SALgadas - estamos felizes...mãos que doam amor, nunca ficam vazias.
Sem comentários:
Enviar um comentário